Skip to main content

Eu poderia apostar que você já escutou algumas “informações” e depois descobriu que elas não eram verdade, eram mitos sobre acne. Acredito que a acne possa ser uma das doenças de pele com mais lendas urbanas espalhadas por aí.

Você realmente acha que comer chocolate está diretamente ligado ao aparecimento de acnes? Bom, não precisa se preocupar, pois hoje viemos desmentir os 5 principais mitos sobre a acne para você. Confira:

  1. Acne é coisa de adolescente
  2. Comer chocolate dá acne
  3. Tem que deixar as espinhas irem embora sozinhas
  4. Usar maquiagem dá acne
  5. A acne é uma doença só de pele oleosa

1º dos mitos sobre acne: é coisa de adolescente

Quem nunca ouviu falar que a acne só aparece na fase da adolescência, não é mesmo? Pois este é o primeiro mito que iremos desmistificar por aqui!

A adolescência é a fase onde as transformações estão a todo vapor no nosso corpo e muitos adolescentes acabam desenvolvendo problemas como a acne. Mas ela não é exclusiva dessa fase da vida de uma pessoa. Vários adultos apresentam problemas de pele hoje em dia e as acnes estão entre os mais comuns.

Se você tem alguma alteração metabólica e está predisposto a ter acne, não importa quantos anos tenha, você terá acne, se não cuidar e tratar deste problema.

+Linha antiacne da Minancora: o que é, para que serve e como usar.

2º Mito sobre acne: comer chocolate dá acne

Este é outro mito sobre a acne muito comum de se ouvir. Mas podemos garantir que até o momento nenhum estudo conseguiu relacionar diretamente a ingestão de chocolate ao surgimento de acnes, então, não, isto não é verdade.

O que acontece é que estudos apontam que o consumo excessivo de comidas muito gordurosas e com muito açúcar podem estar ligados ao agravamento dessa doença, principalmente para quem já tem predisposição para a mesma.

Logo, o chocolate tradicional (ao leite), por ser um alimento gorduroso e cheio de açúcares, acaba por estar nesta lista de alimentos que podem prejudicar quem já possui acnes. Se você é chocólatra, pode encontrar produtos com menos gordura e açúcar (> 70%) para satisfazer a vontade, afinal o cacau não é o vilão desta história.

+Você sabe como a alimentação influencia na saúde da pele?

3º Mito sobre acne: tem que deixar as espinhas irem embora sozinhas

“Não esprema essa espinha, se não ela não vai mais embora!”

“Não precisa passar nada não, a espinha tem que ir embora sozinha.”

Estes são outros exemplos de mitos sobre a acne, os quais não passam de lendas urbanas também!

Primeiramente é válido ressaltar que espremer demasiadamente o rosto, sem os cuidados necessários, incluindo a limpeza da pele e dedos/unhas pode mesmo ocasionar lesões na pele e deixar cicatrizes. Mas isso não significa que você não pode nunca espremer uma espinha. Você pode realizar uma limpeza de pele, com um especialista e ele tirar suas acnes da forma correta para não ter lesões permanentes.

Segundo, hoje em dia existem tantos produtos ótimos, comprovados dermatologicamente, que ajudam no tratamento contra a acne, ou até mesmo secar as espinhas ainda existentes, como o nosso Kit Tchau, espinhas, que tem ajudado milhares de pessoas a prevenir e controlar o problema com a acne.

Menos um mito sobre a acne hoje! Você pode, e deve, cuidar da sua pele, principalmente se ela tiver espinhas pelo rosto. Isso porque a acne é uma doença de pele tratável. Então, procure um dermatologista e busque por produtos indicados para este tratamento, você merece uma pele sem acnes!

+Descubra como a Minancora pode melhorar as espinhas.

4º Mito sobre acne: Usar maquiagem dá acne

O nosso quarto mito sobre a acne tem relação com a maquiagem. Muitos dizem por aí que usar maquiagem dá acnes. Mas eu te digo que o problema não está em usar a maquiagem, mas sim em não removê-la corretamente após o uso — principalmente antes de dormir.

Quando você fica com a maquiagem por muito tempo na pele, ela fica obstruindo os poros com a própria maquiagem e com as impurezas absorvidas durante o dia. Isso, sim, pode acabar resultando em espinhas pós-uso de maquiagem.

Mas se você usar sua maquiagem normalmente e depois cuidar da sua pele, limpando e realizando seu skincare diário, você evitará as espinhas ligadas ao uso de maquiagem.
+Conheça a melhor ordem para realizar sua skincare.

5º Mito sobre acne: a acne é uma doença só de pele oleosa

Por último, este é um dos maiores mitos sobre a acne já vistos por aqui. É verdade que quem possui uma pele mais oleosa tem mais chances de desenvolver a acne, mas isso não significa que esta doença de pele é exclusiva para este tipo de pele.

Já falamos acima e repito aqui, a acne é ocasionada por alterações metabólicas, as quais não estão ligadas ao seu tipo de pele, e até mesmo os seus hábitos alimentares, cuidados e estilo de vida podem provocar a intensificação das espinhas. Mas em nenhum destes exemplos, o seu tipo de pele  influencia no desenvolvimento ou não de acnes.

No entanto, caso não passe pelo skincare adequado, a pele oleosa pode ser um fator agravante para desenvolver acnes. E quando a pessoa possui este tipo de pele, ela deve se prevenir e utilizar produtos adequados para o seu tipo de pele e também para acnes (porque não?), como sabonetes específicos para peles com acnes, os quais ajudam na diminuição da oleosidade natural da pele.

+Conheça mais alguns cuidados com peles oleosas aqui.

Pronto, agora ninguém mais te engana com mitos sobre a acne, pois você conhece toda a verdade

Agora que já desvendamos os 5 principais mitos sobre a acne, vou deixar um bônus para você que sofre com este problema.

Nós da Minancora, trabalhamos com fórmulas extremamente eficientes em nossos produtos, tudo para garantir o seu bem-estar e a saúde da sua pele. Já são mais de 107 anos de história ajudando as pessoas com acnes ou outros tipos de problemas.

Então, se você veio até aqui para tentar encontrar uma solução para as suas espinhas, nós podemos indicá-la bem aqui para você!

Aproveite para seguir a Minancora em todas as redes sociais

Todas as dicas sobre cuidados com a pele, informações sobre os nossos produtos e muito mais você irá receber por email caso preencha o formulário a seguir: 

    Deixe uma resposta

    pt_BRPortuguese