Skip to main content

A nossa queridinha, há mais de 100 anos ao lado das famílias brasileiras, a Pomada Minancora tem uma história incrível. Uma tradição passada de geração em geração e muito utilizada até os dias de hoje.

Você sabe tudo sobre a Pomada Minancora? Bom, não precisa se preocupar, pois hoje vim aqui para tirar todas as suas dúvidas, vamos ver desde a história da pomada até para que ela é indicada, ou não, e como utilizá-la corretamente. Confira:

  • Uma história de mais de 100 anos
  • Um pouco mais sobre seus principais ingredientes
  • Para que serve a Pomada Minancora?
  • Como usar a Pomada Minancora?

Uma história de mais de 100 anos

Primeiramente, esta incrível história teve início em 1912, quando um farmacêutico português, Eduardo Augusto Gonçalves, chegou ao Brasil e tendo contato com a diversidade da fauna e da flora brasileira, teve uma brilhante ideia. Ele começou a buscar os melhores insumos necessários para produzir um novo produto, jamais visto até então. Sem nem imaginar que este produto seria tão revolucionário e perduraria mesmo após mais de 100 anos.

Após anos de pesquisas e várias tentativas, Eduardo se instalou em Joinville e mesclou cânfora, óxido de zinco e cloreto de benzalcônio para originar a famosíssima Pomada Minancora. E três anos depois, a fórmula da Pomada Minancora foi registrada no Departamento Nacional de Saúde Pública e, assim, foi liberada a distribuição do produto por todo o território nacional.

Contudo, com o passar do tempo, a nossa queridinha já marcava presença nas penteadeiras de todas as casas brasileiras, do norte ao sul do país. Ela ganhou o coração de todo o Brasil e essa tradição segue até os dias atuais, passando de geração em geração.

+Quatro benefícios da Pomada Minancora para a pele

Um pouco mais sobre seus principais ingredientes

Então, agora que você já conhece essa incrível história, vamos saber um pouco mais sobre os 3 principais ingredientes que o farmacêutico Eduardo Augusto Gonçalves utilizou em sua fórmula original e são utilizados até hoje. 

  • Óxido de zinco

Ativo que possui ação adstringente e antisséptica, suaviza e auxilia na cicatrização e proteção da pele em afecções (doenças) que apresentam erupções superficiais.

  • Cloreto de benzalcônio

Possui ação antisséptica na pele e pequenas feridas.

  • Cânfora

Ativo que possui propriedades calmantes e adstringentes, reduzindo a coceira e a dor local. Também é indicado para o tratamento de acnes devido à ação anti-inflamatória, resultando na diminuição da irritação da pele.

+Por que os pelos encravam? Vamos entender esse problema.

Para que serve a Pomada Minancora?

Por fim, com uma história dessas, um produto que já está na vida dos brasileiros a mais de 100 anos, não tinha como ser ruim, não é mesmo? Na verdade, a Pomada Minancora é indicada para tantos tratamentos e cuidados com a pele, que até hoje pairam histórias de infinitas utilizações para ela.

É por isso que viemos aqui te mostrar para o que a Pomada é indicada, quais são seus principais benefícios e para o que ela não é indicada também!

Primeiramente, é válido ressaltar que por possuir em sua fórmula óxido de zinco, cloreto de benzalcônio e cânfora, a Pomada mais famosa do Brasil tem função antisséptica, anti-inflamatória e adstringente!

A nossa queridinha é destinada para tratamento de doenças de pele tais como: 

  • Espinhas;
  • Frieiras (desidroses);
  • Escaras;
  • Picadas de insetos;
  • Urticárias;
  • Pequenos ferimentos superficiais;
  • Prevenção de odores desagradáveis das axilas e dos pés;
  • Ressecamento da pele.

Para o que a nossa queridinha NÃO é indicada:

Contudo, por ser conhecida como a pomada “mil e uma utilidades” dos brasileiros, às vezes ela é usada para fins não recomendados! Então, também queremos citar algumas coisas que ela não trata e não recomendamos o uso, como:

  • Remoção de manchas na pele;
  • Tratamento de melasmas;
  • Dormir com a pomada no rosto todo;
  • Usar como gel no cabelo;
  • Utilizar de alguma forma interna;
  • Passar em crianças menores de 2 anos;
  • Usar quando se é hipersensível aos componentes da fórmula.

+Saiba como tratar as picadas de inseto

Como usar a Pomada Minancora?

Por fim, agora que já sabe tudo sobre o porquê ela é tão boa, para quê serve e também para que não é indicada, vamos ver como devemos utilizar a nossa Pomada Minancora!

Como usar?

  1. Logo após identificar se a Pomada Minancora é indicada ao uso pretendido, certifique-se de que a área esteja bem limpa e seca;
  2. Com a ponta do dedo, retire uma quantidade suficiente de produto para ser aplicada uma camada sobre a região afetada;
  3. Logo depois aplique esta camada do produto sobre a pele, se possível, friccionando levemente com o dedo sobre a região para melhorar a absorção do produto;
  4. Certifique-se de que não há excesso de produto na região, se necessário, retire-o com a ponta de um dedo sem produto;
  5. A aplicação deste medicamento pode ser realizada até duas vezes ao dia com intervalo de 12h;
  6. Não é recomendada a exposição ao sol e se realizada a aplicação durante o dia, utilize filtro solar, caso a área fique exposta;
  7. Em caso de dúvidas ou para mais informações, consulte a bula do medicamento.

POMADA MINANCORA®: cânfora, óxido de zinco e cloreto de benzalcônio. M.S. 1.0690.0003.002-6 Indicações: antisséptico, adstringente e cicatrizante com finalidade de prevenção e tratamento de doenças da pele, tais como espinhas, frieiras (desidroses), escaras e ainda como coadjuvante no tratamento de picadas de insetos, urticárias e pequenos ferimentos superficiais inclusive os ocasionados pelo barbear. Previne os odores desagradáveis das axilas e dos pés e o ressecamento da pele. Contraindicação: Indivíduos hipersensíveis à formulação. Precauções: este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. EXIJA A BULA.


Todas as dicas sobre cuidados com a pele, informações sobre os nossos produtos e muito mais você irá receber por e-mail caso preencha o formulário a seguir: 

    Deixe uma resposta

    pt_BRPortuguese