Skip to main content

As dores nos pés são uma queixa muito comum entre pessoas que têm uma rotina corrida ou passam muitas horas do seu dia usando sapatos apertados ou desconfortáveis. Porém segundo especialistas, mulheres entre 45 e 55 anos são as que mais sofrem deste mal, devido às alterações hormonais, sedentarismo e calçados inadequados. “Como a dor não é limitante, ela vai levando. Quando a situação piora muito, em torno dos 60 anos, ela vai procurar um ortopedista e o cenário está mais deteriorado”, afirma o ortopedista Alexandre Godoy.

Você é uma destas pessoas que sofre de dores nos pés após um longo dia de trabalho? Confira aqui como evitar e tratar esse incômodo.

Quais são as principais causas?

As causas das dores nos pés podem variar de acordo com a rotina e hábitos de vida de cada pessoa, porém as mais comuns são:

  • Uso de sapatos de salto alto ou apertados por um longo período (que também podem causar odores).
  • Realização excessiva de atividade física: longas caminhadas podem provocar inchaço e sobrecarga nos pés, principalmente se o calçado utilizado não for apropriado para a atividade.
  • Inchaço. 
  • Ressecamento.
  • Diabetes.
  • Fascite plantar: é um processo inflamatório que afeta o tecido fibroso que recobre os músculos.
  • Tendinite: inflamação que causa inchaço e dores nos tendões.
  • Reumatismo: grupo de doenças que afetam músculos e articulações ocasionando em dores e restrições de movimento.

Menopausa e dores nos pés

Segundo especialistas, as alterações hormonais que ocorrem no período da menopausa podem gerar afrouxamento dos ligamentos e degenerações nos tendões. Além disso, o sedentarismo aliado à redução do estrogênio neste período também leva a um encurtamento na musculatura da panturrilha, que pode causar alguns problemas como metatarsalgia (dor no metatarso – parte frontal do pé – evento mais comum), fascite plantar e tendinite. Caso as dores persistam mesmo em momentos de descanso e durem mais de seis semanas, elas são consideradas crônicas e devem ser tratadas com a ajuda de um médico.

“As pessoas tendem a se acostumar com a dor, principalmente as mulheres. “A dor nos pés, principalmente para mulheres que usam salto, é algo comum, que faz parte da vida. Então elas acabam procurando avaliação ortopédica apenas quando há uma intensidade maior de dor”, afirma Godoy.

Quais são os tratamentos adequados para dores nos pés?

Quando a principal causa da dor é de origem mais simples, como uso de sapatos apertados, inchaço e ressecamento, muitas vezes o descanso e uso de produtos relaxantes como o Creme Alívio para Pés Minancora são suficientes para que as dores diminuam ou desapareçam. Aposte em aplicação de gelo nos tornozelos e massagens para aliviar a sensação de inchaço e dores nos pés.

Caso os sintomas persistam, isso pode ser indicativo de doenças mais graves como tendinite, fascite plantar e reumatismo. Neste caso, as indicações de tratamentos devem ser feitas especificamente por ortopedistas e fisioterapeutas.

Como evitar as dores nos pés?

Para evitar o sofrimento com dores nos pés, siga essas dicas simples:

  • Utilize sapatos confortáveis e flexíveis, principalmente quando for colocá-los por longos períodos.
  • Não abuse de exercícios, busque sempre o equilíbrio, através da orientação de um profissional capacitado.
  • Faça exercícios com os pés e tornozelos para incentivar a circulação linfática e do sangue.
  • Procure alternar entre momentos em pé e sentada, passando longe de sapatos apertados.
  • Ao fim do dia, massageie seus pés com ajuda do Creme Alívio para Pés Minancora.
  • Faça disso um hábito e você terá um bom descanso.

Quer mais informações sobre bem-estar ou ainda algumas dicas de autocuidado após um dia cansativo, cuidados com a pele e corpo? Continue acompanhando o nosso blog e a Minancora pelas redes sociais!

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese