Skip to main content

Fã de carteirinha ou descobridor da Minancora há pouco tempo, não importa quando você chegou na nossa família laranja, o importante é que você também faz parte dessa história que já conta com 108 anos de muita tradição e cuidado com a pele dos brasileiros.

Você está preparado para embarcar em uma viagem incrível?

Para comemorar esta data muito importante para nós, dia 29 de maio, trouxemos várias informações, fatos, curiosidades e muito mais. Quem sabe você não descobre algo novo sobre nós, hein?

Então sente-se confortavelmente e acompanhe essa viagem com a gente. Confira tudo o que você verá por aqui hoje:

  • História da Minancora
  • O que a Minancora já presenciou
  • Grandes ações de marketing
  • Onde já fomos citados
  • Retrospectiva das latinhas
  • Produtos que já tivemos
  • Linha de produtos atuais
  • Temos um Kit Minancora perfeito para você

História da Minancora

Para iniciar a nossa imersão na Minancora, vamos ver a incrível história da marca, desde a ideia inicial até os dias de hoje!

Tudo começou em 1912, quando o farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves desembarcou no Brasil, com o objetivo de criar um medicamento revolucionário. Depois de desbravar a diversidade da fauna e da flora brasileira, Eduardo encontrou os melhores insumos para produzir o produto que tanto desejava.

Mas não pense que foi tão fácil assim criar a incrível Pomada Minancora

Após 3 anos de muita pesquisa e tentativas, já instalado em Joinville – SC, Eduardo finalmente misturou cânfora, óxido de zinco e cloreto de benzalcônio em uma latinha laranja. E assim deu início a mais querida dos brasileiros, a Pomada Minancora!

+Pomada Minancora – conheça essa belíssima história

Começando a conquistar o coração dos brasileiros

Ainda em 1915, a fórmula da nossa queridinha Pomada Minancora foi registrada no Departamento Nacional de Saúde Pública e, a partir daí, começou a ser distribuída por todo o Brasil.

Nesta época, a Pomada Minancora era produzida na sede da empresa, localizada na Rua do Príncipe, um dos pontos mais tradicionais de Joinville. Atualmente, este prédio é considerado um patrimônio histórico-cultual da cidade e um ponto turístico.

Com o passar dos anos, a nossa queridinha se tornou indispensável na penteadeira dos brasileiros. 

+Pomada Minancora – conheça essa belíssima história

A chegada de novos produtos para a linha Minancora

Em 1994, a empresa inaugurou uma unidade industrial em Joinville, buscando novos suprimentos para elaborar novos produtos. Com isso, surgiram outros cinco produtos para aumentar a variedade e o tamanho da linha da Minancora.

Por fim, a tradição da marca continua até hoje, sendo passada de geração em geração!

+Cuidar da pele é uma questão de saúde

O que a Minancora já presenciou

Com tanto tempo de história, é difícil imaginar tudo o que a Minancora já viu por aí, né? Por isso, separamos alguns dos grandes marcos históricos que aconteceram durante esses 108 anos. Vem dar uma olhada:

  • Primeira Guerra Mundial: de 1914 a 1918, um conflito que mudou o mundo para sempre;
  • Segunda Guerra Mundial: de 1939 a 1945, outra grande guerra que deixou marcas profundas na história da humanidade;
  • Criação da ONU: em 1945, nasceu uma das organizações mais importantes do mundo;
  • Chegada do homem à Lua: em 1969, a humanidade conquistou um grande marco na exploração espacial;
  • Queda do Muro de Berlim: em 1989, um grande símbolo da Guerra Fria foi derrubado;
  • Moeda oficial do Brasil passa a ser o Cruzeiro Real: em 1993, o Brasil mudou sua moeda oficial;
  • Início do Plano Real: em 1994, o Brasil viveu uma grande mudança em sua economia;
  • Criação do Google: em 1998, nasceu uma das empresas mais importantes do mundo da tecnologia;
  • Ataque terrorista de 11 de setembro: em 2001, um trágico acontecimento mudou a história dos Estados Unidos e do mundo;
  • Nasce o Facebook: em 2004, nasceu uma das redes sociais mais utilizadas no mundo;
  • Primeiro presidente negro eleito nos EUA: em 2008, Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, fazendo história;
  • Pandemia mundial do Corona Vírus: de 2020 a 2022, o mundo viveu uma pandemia que mudou a vida de todos nós;
  • Morte da Rainha Elisabeth: em 2022, o mundo se despediu de uma grande figura da realeza britânica.


Definitivamente, se a Minancora fosse uma pessoa, ela já teria vivenciado grandes acontecimentos ao longo desses 108 anos de vida, não é mesmo?

+A importância do autocuidado para a sua pele

Grandes ações de marketing

Que tal conhecer um pouco mais da história da Minancora de uma forma super divertida? Separamos para você algumas propagandas e divulgações que fizemos durante esses 108 anos. Vem dar uma olhada e se divertir!

Em 2001, tivemos um comercial super engraçado com a saudosa atriz Cláudia Jimenez, que você pode conferir nesse vídeo:


Também em 2001, rolou um jingle da Minancora que fez sucesso no programa Domingo Legal, confira:


Em 2006, a história da Minancora foi contada em uma série de programas exibida na TV Esperança. Se quiser conhecer um pouco mais sobre a nossa trajetória, dá uma olhadinha nesse vídeo:


Em 2016, lançamos a Linha Minancora Action e fizemos uma divulgação incrível que você não pode perder:


E no Dia das Mães de 2021, fizemos uma campanha emocionante que homenageia todas as mães. Assista aqui:


Aproveite para conferir todas essas propagandas e conhecer um pouco mais sobre a história da Minancora de uma forma super divertida!

+Creme para os pés: Segredo para ter pés de seda sem rachaduras

Onde já fomos citados

Que tal conhecer alguns lugares onde a Minancora já foi citada? A nossa famosa pomada já apareceu em vários sites e blogs de beleza, como o Guia da Farmácia e a Dicas Online. Até a Universa, do UOL, fez uma lista dos benefícios da Minancora para a pele. 

E não para por aí, não! A pomada também apareceu em matérias da Gazeta do Povo, Panorama Farmacêutico e Metrópoles. E tem mais: a Tua Saúde e a Área de Mulher também já falaram sobre os usos e vantagens da Minancora. Até Veja São Paulo incluiu a pomada em uma lista de produtos clássicos de beleza com preço acessível. 

Legal, né? Confira as matérias:

Minancora: o clássico que ganhou nova função de beleza com as mulheres

Gauchazh – 24 de novembro de 2010

Que a Minancora é um clássico entre as pomadas, conhecida por seus múltiplos usos, a gente já sabe, né? E, como prova de sua versatilidade, as mulheres da Gauchazh descobriram novas funções de beleza para a pomada. Confira nesse artigo sobre como a Minancora tem sido utilizada para cuidados com a pele e outras dicas de beleza.
Vale ressaltar que, por mais que esteja citando no texto do artigo, nós não indicamos o uso da Pomada Minancora para o clareamento da pele!

Confira a matéria completa clicando aqui!

10 produtos clássicos de beleza que custam até 35 reais

Veja São Paulo – 17 de outubro de 2013 


Neste artigo, a Veja São Paulo mostra uma lista com 10 produtos clássicos de beleza que custam até 35 reais, e entre eles está a famosa Minancora. Descubra como essa pomada baratinha pode ser uma aliada para manter a pele saudável e bonita.

Confira a matéria completa clicando aqui!

Minancora: o baratinho 1000 em 1

Gazeta do Povo – 06 de janeiro de 2016

É isso mesmo, a nossa amada Minancora foi apelidada de “o baratinho 1000 em 1” pela Gazeta do Povo, e não é à toa. Neste artigo foram destacadas várias qualidades da nossa queridinha: com a sua fórmula única e poderosa, ela pode ser usada para tratar acne, picadas de insetos, cortes, irritações e muito mais. Além disso, a sua embalagem portátil a torna perfeita para levar na bolsa e usar sempre que precisar. Quem diria que um produto tão baratinho pudesse ser tão poderoso?


Vale ressaltar que, por mais que esteja citando no texto do artigo, nós não indicamos o uso da Pomada Minancora para o tratamento de queimaduras da pele!

Confira a matéria completa clicando aqui!

Marcas clássicas apostam em fórmulas originais para se manter em atuação

Universa, UOL – 17 de fevereiro de 2016

Neste artigo, o UOL mostrou que o mundo da beleza está sempre em constante evolução, mas que algumas marcas clássicas permanecem fiéis às suas raízes. É o nosso caso, com mais de um século de história e continuamos atraindo consumidores fiéis. O sucesso da Minancora é um exemplo de como a qualidade e a tradição são importantes para se manter em atuação no mercado.

Confira a matéria completa clicando aqui!

Para que serve e como usar Minancora?

Dicas Online – 2018

Aqui neste artigo, Dicas Online ressaltou que a Minancora é um produto versátil e útil para tratar diversos problemas de pele. Mas que também é importante seguir as orientações de uso e tomar alguns cuidados para evitar possíveis reações adversas. Com as informações deste artigo, você poderá usar a Minancora de maneira segura e eficaz.

Vale ressaltar que, por mais que esteja citando no texto do artigo, nós não indicamos o uso da Pomada Minancora para o clareamento da pele!

Confira a matéria completa clicando aqui!

Cinco benefícios da velha e boa Minancora para a pele

Metrópolis – 10 de abril de 2021 

Além disso, no artigo publicado pelo Metrópolis, você pode conferir como a nossa pomada pode ajudar no tratamento de acne, alívio de coceiras e irritações, cicatrização de pequenos ferimentos e até mesmo como um desodorante eficiente. Não perca tempo e saiba mais sobre essa maravilha em potinho, com o artigo do Metrópolis!

Vale ressaltar que, por mais que esteja citando no texto do artigo, nós não indicamos o uso da Pomada Minancora para o tratamento de assaduras e para a cicatrização de queimaduras da pele! 

Confira a matéria completa clicando aqui!

Minancora: para que serve a pomada e como usá-la

Panorama Farmacêutico – 13 de setembro de 2021

O panorama Farmacêutico também falou sobre como utilizar a Pomada Minancora, destacando que ela é um produto versátil, já conhecido há mais de 100 anos no Brasil. O Panorama Farmacêutico traz informações sobre a aplicação da pomada, que pode ser utilizada para tratar desde espinhas até picadas de insetos.

Vale ressaltar que, por mais que esteja citando no texto do artigo, nós não indicamos o uso da Pomada Minancora para o tratamento de queimaduras, assaduras ou para o clareamento da pele!

Confira a matéria completa clicando aqui!

Pomada Minancora: para que serve e como usar

Tua saúde – abril de 2022

Quer saber um pouco mais sobre para que serve a Pomada Minancora? A Tua Saúde destacou que além de ser um clássico na rotina de beleza de muita gente, ela também pode ser utilizada para tratar problemas na pele, como acne, assaduras e picadas de insetos. Saiba mais sobre como usar a pomada e seus benefícios no site Tua Saúde.

Vale ressaltar que, por mais que esteja citando no texto do artigo, nós não indicamos o uso da Pomada Minancora para o tratamento de queimaduras e assaduras da pele!

Confira a matéria completa clicando aqui!

Pomada Minancora, para que serve? 4 formas de usar

Área de Mulher – 9 de maio de 2022

Que tal aprender 4 formas de usar a famosa pomada Minancora? O site Área de Mulher explica tudo em detalhes e ainda dá dicas incríveis para deixar sua pele ainda mais linda com a Minancora. Acesse o link e confira!

Vale ressaltar que, por mais que esteja citando no texto do artigo, nós não indicamos o uso da Pomada Minancora para o tratamento de queimaduras da pele!

Confira a matéria completa clicando aqui!

Minancora apresenta linha de produtos para a pele

Guia da Farmácia – 18 de novembro de 2022  

A Minancora está sempre inovando, né? E no artigo da Guia da Farmácia apresentamos nossa nova linha de produtos para a pele! Com opções para todos os tipos de pele, a nossa linha conta com ingredientes naturais e tecnologia avançada para garantir uma pele saudável e bonita. Confira mais detalhes no artigo do Guia da Farmácia!

Confira a matéria completa clicando aqui!

+Afinal, para que serve Minancora?

Retrospectiva das latinhas

Então, preparado para mais uma viagem no tempo? Agora trouxe para você uma retrospectiva das latinhas da Pomada Minancora. Afinal, quem aqui já utilizou a nossa queridinha quando ainda vinha em uma latinha de alumínio mesmo?

Assim, já sabemos que desde 1915 a Minancora vem passando de geração em geração, e com esse repasse, as nossas latinhas também foram se adaptando aos novos tempos. Por isso, vim te mostrar todas as embalagens que já foram usadas dentro desses 108 anos de história.

Começando com a primeira latinha, lá em 1915, com um design mais simples e rústico, mas que já trazia toda a eficácia da Minancora para o tratamento de acne e outros problemas de pele.

Retrospectiva latinhas da Pomada Minancora.

Ao longo dos anos, a Minancora foi se atualizando e acompanhando as tendências, e as nossas embalagens também passaram por mudanças significativas.

Atualmente a nossa incrível Pomada Minancora vem em uma embalagem de plástico, mas continua mantendo toda a qualidade de sempre.

Mas uma coisa nunca mudou: a confiança que os brasileiros têm na Minancora e em suas “latinhas laranja”.

E aí, qual dessas embalagens você já usou, hein?

+Cânfora: Tudo que você precisa saber sobre esse ativo

Produtos que já tivemos

Que a Minancora vai muito além da famosa Pomada Minancora, você já sabia, né? Pois é, a nossa marca tem mais de 100 anos de história e já produziu alguns outros produtos de beleza que infelizmente não são mais vendidos. Alguns desses produtos fazem falta até hoje para nossos clientes mais antigos.

Dá uma olhada nessa foto aqui embaixo, são alguns dos cosméticos que já fizeram parte da nossa linha de produtos, mas que agora são apenas lembranças:

Cosméticos Minancora que não estão mais entre nós.

Enfim, se você é daqueles que sente saudade dos velhos tempos e gostaria de ver algum desses produtos novamente nas prateleiras, conta pra gente nos comentários deste blog. Quem sabe sua sugestão não se torna realidade no futuro? 

+Pomada Minancora: para que serve e como usar

Linha de produtos atuais

Por fim, depois de matar a saudade com os produtos antigos, que tal conhecer os super produtos que estão disponíveis atualmente da Minancora? São opções incríveis para cuidar da sua pele e bem-estar!

Temos desde os famosos Sabonetes Antiacne, na versão líquida ou em barra, que ajudam a prevenir e combater espinhas e cravos.

Além disso, temos também o Creme Antiacne, que previne e combate espinhas e auxilia localizadamente no controle da oleosidade da pele, o Gel Creme Antissinais, que ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento e deixa a pele bastante hidratada, o Alívio para os Pés, perfeito para relaxar e refrescar seus pés após um dia cansativo, e claro, a queridinha Pomada Minancora, que já é conhecida e amada por todos!

São muitas opções incríveis para cuidar da sua pele e garantir o seu bem-estar, então não perca mais tempo e experimente os produtos da Minancora hoje mesmo!

+Cuidados com a pele: o seu guia definitivo!

Temos um Kit Minancora perfeito para você

Em 2021 tivemos um grande lançamento, os kits Minancora, pensados para facilitar a vida de quem ama cuidar da pele, assim como nós! E temos kits para todos os tipos de pele, viu?

Kit Autocuidado em Potinho

Se você ama um autocuidado, vai adorar o Kit Autocuidado em Potinho, que vem com um Gel Creme Antissinais, uma Pomada Minancora, um Alívio Para os Pés e um Creme Antiacne.

Tudo o que você precisa para ter uma rotina diária de skincare de dar inveja!

Kit Tchau, espinhas

Já para quem sofre com as acnes, temos o Kit Tchau, espinhas, com todos os produtos que previnem e combatem esse problema de vez. Nele vem uma Pomada Minancora, um Sabonete em Barra Antiacne, dois Sabonetes Líquidos Antiacne e um Creme Antiacne.

É um verdadeiro batalhão para vencer a acne!

Kit Tudo para Mim

Mas para quem quer ter todos os produtos Minancora em casa e garantir um cuidado completo com a sua pele, o Kit Tudo para Mim é o favorito. Ele conta com uma Pomada Minancora, um Gel Creme Antissinais, um Sabonete Líquido Antiacne, um Sabonete em Barra Antiacne, um Creme Alívio para Pés e um Creme Antiacne.

É muito amor envolvido!

Kit Jovem para Sempre

Por fim, para cuidar da pele mais madura, ou apenas para quem deseja prevenir as rugas e linhas de expressão, temos o Kit Jovem para Sempre. Nele temos um Gel Creme Antissinais, um Sabonete Líquido Antiacne, uma Pomada Minancora e um Alívio para os Pés.

Tudo para trazer mais cuidado e proteção para a sua pele!

POMADA MINANCORA®: cânfora, óxido de zinco e cloreto de benzalcônio. M.S. 1.0690.0003.002-6 Indicações: antisséptico, adstringente e cicatrizante com finalidade de prevenção e tratamento de doenças da pele, tais como espinhas, frieiras (desidroses), escaras e ainda como coadjuvante no tratamento de picadas de insetos, urticárias e pequenos ferimentos superficiais inclusive os ocasionados pelo barbear. Previne os odores desagradáveis das axilas e dos pés e o ressecamento da pele. Contraindicação: Indivíduos hipersensíveis à formulação. Precauções: este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. EXIJA A BULA.


Todas as dicas sobre cuidados com a pele, informações sobre os nossos produtos e muito mais você irá receber por e-mail caso preencha o formulário a seguir: 

    Deixe uma resposta

    pt_BRPortuguese