Maskne: A máscara facial pode ser a culpada da sua acne ter aumentado nos últimos meses.
Recentemente, o termo “maskne” se tornou mais comum entre dermatologistas. Apesar de não ser nada necessariamente novo, é algo que está atingindo mais pessoas durante o cenário de pandemia.
Antes, a máscara era vista majoritariamente em profissionais da área de saúde, esteticistas e outros servidores que necessitam do acessório para realizar seus serviços. Desde o início da pandemia pelo vírus da Covid-19, a máscara facial tornou-se um item indispensável para toda a população.
Seja de tecido ou descartável, a máscara cumpre bem o seu propósito de proteção neste período tão crítico. Entretanto, apesar de seus benefícios, ela pode causar um infeliz efeito colateral na pele: a maskne. O termo é usado para denominar a acne causada pelo atrito da máscara com a pele ou ainda do acúmulo de oleosidade que o acessório ajuda a promover. As bactérias ficam presas na pele enquanto você usa a máscara, causando uma irritação que pode danificar a barreira protetora da pele.
A maskne se enquadra em uma categoria de acne conhecido como mecânica, que ocorre quando a pele está em algum contexto onde tem dificuldade de respirar e ainda acumula umidade, A acne mecânica é acontece através da fricção e/ou pressão da epiderme com outra superfície, como a máscara.
Quando o clima está quente e úmido, a pele está mais propensa a sofrer com este fenômeno. Por isso é importante se manter atento aos cuidados certos com a pele e tratá-la com delicadeza, enquanto ela estiver vulnerável.
Como tratar a maskne?
A maskne é totalmente tratável e, geralmente, responde bem aos medicamentos comuns para acne. Consulte seu dermatologista aos primeiros sinais, entretanto, há pequenos hábitos que podem ser feitos para evitar e diminuir o desenvolvimento deste tipo de inflamação.
- Lave o seu rosto de duas a três vezes ao dia;
- Aplique regularmente um hidratante específico para o seu tipo de pele;
- Tratamentos com ácido salicílico, enxofre, zinco ou peróxido de benzoíla podem ser bastante eficientes;
- Use um filtro solar oil free, assim você terá uma barreira entre sua pele direta e a máscara;
- Lave sempre suas máscaras de tecido e troque-as durante o dia.
Como prevenir?
A prevenção da maskne é muito semelhante ao seu tratamento. Antes de tudo, lembre-se de se hidratar internamente também, bebendo água diariamente.
Confira outras dicas preventivas:
- Lave o rosto antes e após utilizar a máscara;
- Manuseie e troque a máscara utilizada, seja ela descartável ou de tecido, com a frequência sugerida por fabricantes e especialistas;
- Aplique hidratantes para evitar o ressecamento da pele;
- Evite o uso de maquiagens na pele durante este período, e caso utilizar estes cosméticos, retire os produtos do rosto e limpe-o devidamente;
- Abandone produtos levam a maior obstrução dos poros. Deixe de lado aquela base muito cremosa ou aquele protetor solar oleoso;
- Aplique filtros solares mais sequinhos sempre.
Se os métodos apresentados não funcionarem, fale com seu dermatologista. Priorize a higiene da sua pele diariamente e mantenha uma alimentação saudável, afinal, tudo isso corrobora para que sua pele fique protegida.
Não esqueça de sempre inserir na sua rotina de skincare produtos Minancora, que previnem espinhas e limpam a pele com eficácia clinicamente comprovada.
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Sou a Monique De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.