Com o passar dos anos, é comum que a nossa pele mostre as marcas do tempo. As linhas de expressão ficam mais ressaltadas e nossas rugas mais aparentes. Todos e todas nós passamos ou passaremos por isso. Envelhecer faz parte da vida, não é mesmo?
A maioria das pessoas ainda considera o processo de envelhecimento como algo ruim, mas nós não acreditamos nisso.
Praticar o autocuidado também é abraçar essa parte da vida. E abraçar não significa se aceitar de forma obrigatória, mas sim, tratar o seu corpo, a sua pele e a sua mente com carinho. Afinal, você merece esse autoamor.
Sendo assim, continue lendo para entender mais sobre esse processo natural do ser humano e como a Minancora pode te ajudar a se cuidar e amenizar essas marcas do tempo.
– Por que a pele envelhece?
– Como amenizar o envelhecimento da pele?
– Como a Minancora pode te ajudar a suavizar os sinais do envelhecimento
Por que a pele envelhece?
Você já se perguntou o que acontece biologicamente no nosso corpo que faz com que a pele fique enrugada e com linhas de expressão mais aparentes?
Existem diversos fatores que geram esse fenômeno. Vamos citar e explicar alguns para entendermos melhor sobre esse processo.
Perda de Colágeno e Elastina
Durante o processo de envelhecimento, o nosso corpo tende a diminuir a produção de elastina e colágeno. Essas são proteínas que desempenham um papel muito importante na estrutura da nossa pele.
O colágeno funciona como uma rede de suporte a diversos tecidos do corpo humano. Ele é uma das proteínas mais abundantes no organismo e está presente nos ossos, pele, tendões, ligamentos, cartilagens e outros.
Já a elastina é responsável pela elasticidade e resistência dos tecidos. É por conta dela que os nossos tecidos conseguem se esticar, suportar os movimentos e, na maioria das vezes, voltar ao estado inicial. Juntamente com o colágeno, ela faz parte da estrutura celular desses tecidos.
Sendo assim, você já deve imaginar, então, o que acontece com a pele quando o nosso corpo diminui a produção dessas proteínas: ela perde o suporte e a elasticidade, fazendo com que fique enrugada e mais marcada.
+ Cuidados com a pele madura: o que muda na rotina de beleza?
Diminuição da renovação celular
Não é novidade que com o passar dos anos, a renovação celular do nosso corpo tende a diminuir. Essa renovação ocorre em abundância em bebês e crianças. E é por isso que as suas peles aparentam ser mais radiantes.
Então, como o corpo perde parte da capacidade de renovação ao envelhecer, a pele tende a acumular células mortas e perder aquela aparência mais “jovem”.
Processo oxidativo da pele
A oxidação é um processo químico que ocorre quando uma substância perde elétrons. Mas não se preocupe, vamos explicar com mais detalhes.
Com o envelhecimento, é comum que as moléculas do nosso corpo percam elétrons e isso causa a oxidação. Um exemplo prático desse processo é a ferrugem. Quando o ferro perde elétrons, ele oxida e isso faz com que fique enferrujado.
Porém, as moléculas buscam equilíbrio, então tentarão se ligar com outras substâncias para se tornarem mais estáveis. Quando nosso sistema antioxidante funciona mais devagar, gera o chamado “estresse oxidativo” que pode causar danos à célula.
Dessa forma, com o efeito do tempo, as moléculas tornam-se radicais livres e causam esse processo de estresse oxidativo. Isso faz com que a pele fique com aspecto envelhecido.
Exposição ao sol
A exposição direta pode prejudicar a saúde da pele e acelerar o processo de envelhecimento. Isso porque a radiação ultravioleta pode causar danos às células, fazendo com que o processo de regeneração, por exemplo, seja dificultado.
Além disso, a exposição prolongada pode contribuir com a formação dos radicais livres que citamos anteriormente. Sem falar que o sol também pode contribuir com a quebra do colágeno e da elastina.
+ DensiskinⓇ: poderoso no combate aos sinais de envelhecimento
Como amenizar o envelhecimento da pele?
Agora que você já sabe algumas das causas do envelhecimento da pele, já é possível imaginar algumas formas de amenizar esse processo. Vamos dar algumas dicas de hábitos e alimentos que ajudam a prevenir os sinais do envelhecimento da pele.
1. Selecione bons alimentos
Tudo aquilo que a gente ingere pode afetar diretamente a saúde da nossa pele. Por isso, alimentos ricos em vitaminas e minerais são essenciais para proteger as células do estresse oxidativo, por exemplo.
Sendo assim, procure incluir frutas cítricas na sua alimentação, elas são ótimas antioxidantes. Além disso, consuma vegetais e folhas, legumes, peixes, grãos e outros. Lembre-se de consultar um profissional de nutrição para entender o que melhor funciona no seu organismo.
+ Alimentação e Pele: os melhores alimentos para evitar espinhas
2. Regule o seu sono
É muito importante regular o sono, dormindo a quantidade de horas indicada para o seu organismo. Isso porque esse descanso ajuda no processo de renovação celular e na produção de hormônios, necessários para a saúde do nosso corpo.
3. Hidrate-se adequadamente
Essa dica a maioria já sabe, mas é primordial reforçar. O nosso corpo é majoritariamente composto por água porque ele precisa desse elemento.
A hidratação ajuda o nosso corpo a funcionar regularmente, se livrando das toxinas que podem gerar radicais livres, por exemplo.
4. Proteja-se do sol
Conforme falamos acima, a exposição solar pode prejudicar a saúde da nossa pele. Sendo assim, é crucial utilizar o protetor solar para que os danos da radiação ultravioleta não sejam tão severos em nosso organismo.
+ Protetor solar: dicas de usos, opções e integrações na rotina
5. Exercite-se regularmente
Não é nenhuma novidade que atividade física faz muito bem para a nossa saúde. Ela estimula a produção de proteínas como o colágeno e a elastina, além de reduzir o estresse oxidativo.
Como a Minancora pode te ajudar a suavizar os sinais do envelhecimento
Por fim, outro cuidado que ajuda a suavizar os sinais do envelhecimento da pele, é utilizar produtos adequados. E nós estamos aqui para ajudar.
O Gel Crema Antiseñales Minancora é a melhor dica para reduzir e suavizar linhas de expressão e rugas. Os seus ativos ajudam a fortalecer a pele e a promover a renovação celular. Além disso, ele revitaliza e hidrata a pele, mantendo a aparência mais saudável e radiante.
Para utilizá-lo, é muito simples. Basta limpar e secar tanto o rosto quanto o pescoço. Depois aplicar uma quantidade suficiente para cobrir todo o rosto e pescoço com movimentos firmes do centro para as laterais e extremidades.
O recomendado é utilizar o Gel Creme Antissinais duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Além disso, ele pode ser usado em todos os tipos de pele.
+ Guia definitivo para deixar a pele o rosto mais firme
Lembre-se que você é lindo(a) e incrível do jeitinho que você é. Pratique autocuidado porque você se ama e preza pela sua saúde, pela sua pele e por você. Não esqueça também de contar sempre com a Minancora para isso!
Todas as dicas sobre cuidados com a pele, informações sobre os nossos produtos e muito mais você irá receber por e-mail caso preencha o formulário a seguir: