Ela é uma das maiores inimigas dos tratamentos de beleza e do skincare. O pavor de todos os adolescentes. Um verdadeiro complô contra a autoestima. O possível resultado de uma alimentação com muitos doces e comidas gordurosas. O motivo da criação de milhares de cremes hidratantes, sabonetes, tônicos, entre outros cosméticos. E a razão para estarmos escrevendo esse texto. A famigerada e tenebrosa ACNE.
O aparecimento de eventuais espinhas pode até ser considerado normal, porém, quando ele vira algo recorrente, fica dolorida, deixa marcas ou manchas, é o momento para tomar algumas medidas de skincare para evitar a proliferação da acne e ter um guia definitivo de como cuidar da sua pele.
O que é a acne?
Antes de mais nada é preciso entender o que é e quais são os tipos de acne.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é uma condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são pela oleosidade natural e células mortas da pele. Sendo também o nome correto para espinhas que aparecem por causa de processos inflamatórios das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.
A acne pode aparecer de diferentes maneiras e em idades distintas, porém elas são muito mais comuns durante a adolescência, atingindo 90% dos brasileiros entre 13 e 18 anos, e 56,4% dos adultos. Apesar de não ter sexo específico, as espinhas também são mais comuns em mulheres, devido a maior propensão genética, por fatores hormonais e pela utilização de maquiagem em excesso.
Nos siga nas redes sociais para sabendo de tudo sobre a saúde da pele:
Tipos de Acne
- Acne não-inflamatória, comedônica ou grau I:
A acne não-inflamatória, mais comum entre os brasileiros, localiza-se na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e nas bochechas, sem o aparecimento de espinhas e abscessos.
- Acne pápulo-pustulosa ou grau II:
A acne de grau II, mais conhecida como “espinha”, é caracterizada por lesões levemente mais graves, mais avermelhadas e dolorosas, com presença de abscesso ocasional.
- Acne nódulo-cística ou grau III:
Já a acne grau III é definida pela aparição das chamadas “espinhas internas” que são nódulos inflamados embaixo da pele, principalmente no rosto, costas e tórax, sendo bastante doloridos.
+ Um produto Minancora para cada tipo de acne
- Acne conglobata ou grau IV:
O surgimento de cistos e nódulos inflamados e com abscessos, muito próximos uns dos outros são conhecidos como acne conglobata. Neste tipo, a formação de marcas após a cicatrização destas inflamações é muito comum.
- Acne fulminans:
O formato mais grave da acne está presente, em sua maioria, nas regiões do rosto, peito e costas dos homens. Juntamente com as lesões na pele similares às lesões do tipo IV, são comuns o aparecimento de sintomas como: febre, fraqueza e dor muscular, podendo levar até à internação do paciente.
+ Entenda mais sobre os tipos de acne e quais são os produtos recomendados
Skincare completo para o controle de acne
Agora, vamos saber tudo que é preciso para manter a pele prevenida, com uma rotina geral de skincare completa para o controle da acne.
- Lave muito bem o rosto
Uma pele bem cuidada sempre começa com uma boa limpeza. O rosto precisa de um sabonete específico, seja ele líquido ou em barra, mas que não seja utilizado para o corpo. Além disso, é preciso lavar duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, de acordo com seu tipo de pele.
A lavagem deve ser feita com movimentos suaves e com a utilização de água na temperatura ambiente. Jamais utilize água fervendo para o skincare.
- A hidratação é a complementação ideal
Logo após lavar o rosto, é preciso manter a pele hidratada. Por isso, passar um creme hidratante é uma otimização do seu skincare.
Muito cuidado na hora de comprar um hidratante, existem diversos modelos específicos para cada tipo de pele.
+ Descubra qual é o seu tipo de pele
- Evite espremer e cutucar a pele
Espremer espinhas só piora a situação. Ao cutucar a pele, você está aumentando a inflamação e prolongando o período de cura. Quanto mais você mexe, maior a chance da formação de cicatrizes e infecções. Por isso, evite tocar e mexer nela até passar um creme ideal para secar a acne e a pele. Confira o nosso guia para secar espinhas.
- Realize a esfoliação
A utilização de esfoliantes uma vez por semana, dependendo do seu tipo de pele, é um diferencial para o funcionamento do skincare. Através deste procedimento é possível retirar as células mortas e revigorar ainda mais a camada da sua pele.
- Faça máscaras faciais
Diferentes tipos de máscaras podem ser utilizadas para dar continuidade ao tratamento do skincare contra acnes e espinhas. Argila, mel, mamão e abacate são alguns dos ingredientes comuns na fabricação de máscaras faciais´.
- Use o protetor solar
Passe o protetor solar no rosto e, sempre que possível, nas partes mais expostas ao sol. Um filtro solar sem muita oleosidade ajuda ainda mais no tratamento contra as espinhas, prevenindo erupções e evitando a hiperatividade das “glândulas de óleo”.
- Possua uma alimentação balanceada
Como já mencionado anteriormente, uma alimentação cheia de doces e comidas gordurosas é prejudicial para a saúde do rosto e da pele em geral.
Em contrapartida, alimentos como frutas, legumes, grãos, quinoa, ricos em vitamina A, C e E e castanha são perfeitos tanto para a prevenção quanto para o tratamento da acne .
- Durma bem e evite o estresse
Por fim, mas não menos importante, está a influência da saúde mental e do equilíbrio do corpo em relação à saúde da pele. Noites bem dormidas (pelo menos sete horas), relaxamento do corpo e baixos níveis de estresse e ansiedade ajudam no comportamento da pele.
Todos os tipos de pele possuem suas peculiaridades, mas para cada problema existe uma solução da Minancora. A saúde do seu rosto depende de todos os atos que você realiza no dia a dia. Por isso é tão importante saber o que é e como fazer skincare.
Aqui você encontra produtos com eficácia comprovada e ideais para complementar a sua rotina de skincare, principalmente para o tratamento contra a acne.
Aproveite também para ver os nossos últimos posts: