A acne é uma das doenças de pele mais comuns entre os brasileiros atingindo 90% dos adolescentes brasileiros e 56,4% dos adultos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela se caracteriza por lesões na pele causadas pelo acúmulo de sebo produzido pelas glândulas sebáceas do corpo. Este acúmulo obstrui os poros da pele. Quando ocorre crescimento bacteriano, com inflamação local e acúmulo de pus na lesão, então surgem as espinhas.
Os fatores responsáveis pela produção de sebo na pele são diversos, mas os mais importantes são, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, os hormônios sexuais masculinos, presentes tanto nas mulheres quanto nos homens. Durante a adolescência, a produção destes hormônios aumenta, causando também aumento da produção de sebo na pele. Porém, a acne não se restringe ao período da puberdade, podendo ocorrer nas faixas etárias de até 40 anos, principalmente em mulheres.
Outros fatores como predisposição genética, estresse, certos medicamentos, alimentação e tratamentos de pele equivocados podem causar a acne, por isso nem sempre é fácil identificar o porquê de ela estar ocorrendo. Por isso, confira aqui os principais tipos de acne e qual o melhor tratamento para cada um deles.
- Acne não-inflamatória ou comedônica ou grau I: este é o tipo mais comum, presente em 85% dos adolescentes. A acne não-inflamatória está presentes principalmente nas bochechas, queixo, testa e nariz, sendo os três últimos a chamada zona T do rosto, sem o aparecimento de espinhas. Para este tipo, você pode investir em tratamentos tópicos diários como os sabonetes Antiacne Minancora que possuem melaleuca nanoencapsulada que limpa a pele, funcionando de forma preventiva contra a presença da acne não-inflamatória, desobstruindo os poros e reduzindo a oleosidade da pele.
- Acne pápulo-pustulosa ou grau II: esse tipo é caracterizado por lesões um pouco mais graves, mais avermelhadas e dolorosas, com presença de pus ocasional. Para este tipo de acne são recomendados produtos com propriedades antissépticas como o Minancora Anti-acne Cream, que possui triclosan e melaleuca, que inibem os agentes causadores de acnes e espinhas.
- Acne nódulo-cística ou grau III: ela é caracterizada pela aparição das chamadas “espinhas internas” que são nódulos inflamados embaixo da pele, principalmente no rosto, costas e tórax. Além dos tratamentos tópicos já citados nos tipos de acne acima, neste caso, os dermatologistas podem optar pela prescrição de medicamentos.
- Acne conglobata ou grau IV: ela é caracterizada pelo aparecimento de cistos e nódulos inflamados muito próximos uns dos outros, por isso, a formação de marcas após a cicatrização destas inflamações é muito comum. Para uma melhor cicatrização, no caso de pequenos ferimentos, é possível a utilização da Minancora Cream que favorece o processo de cicatrização e, com a ajuda de sua propriedade anti séptica, inibe a proliferação de microrganismos na superfície da pele.
- Acne fulminans: este é o tipo mais grave de acne mas também o mais raro, estando presente em sua maioria em homens nas regiões do rosto, peito e costas. Juntamente com as lesões na pele similares às lesões do tipo IV, são comuns o aparecimento de sintomas como: febre, fraqueza e dor muscular. Neste caso, os dermatologistas podem optar por tratamentos orais, tópicos ou ainda processos cirúrgicos.
E aí? Conseguiu identificar o seu tipo de acne e qual o tratamento mais indicado? Continue seguindo a Minancora por aqui e nas redes sociais para mais informações e dicas de cuidado com a pele.