Skip to main content

Cuidar da pele é coisa séria! Antes de começar a realizar um skincare adequado é necessário se informar e aprender um pouco mais sobre as características de um bom skincare sem esbarrar em possíveis mitos e fakenews sobre ele. Objetivando desvendar todos os mistérios sobre o skincare, separamos uma lista com os sete maiores mitos dos cuidados com a pele e ainda demos algumas dicas inovadoras.

Lembrando, esse estudo é baseado em pesquisas e é realizado com a influência de especialistas em dermatologia. Desta maneira, é possível analisar profundamente cada mito e entender o porquê dele não funcionar.


7 mitos do skincare

  1. A pele negra não precisa de protetor solar.

    Essa é uma das maiores mentiras que você pode escutar sobre os cuidados com a pele negra.

    Apesar de possuir maior resistência, pela maior quantidade de melanina, a pele negra também tende a desenvolver manchas e ter a estabilidade da pele prejudicada a partir da incidência do sol sem a aplicação do filtro solar.

    Mesmo sendo bem mais resistente quando comparada aos outros tons de pele, ela não é imune de possíveis doenças, como o câncer de pele, manchas, psoríase, vitiligo, entre outras.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização do FPS mínimo de 30 também é recomendada para a maioria da população negra, inclusive quando não estiverem expostos diretamente ao sol.

  2. Quanto mais produtos, melhor!

    Extremamente falso.

    Qualidade pesa muito mais do que quantidade, principalmente nos cuidados com a pele. O produto certo nas horas certas é algo fundamental para o sucesso do seu skincare.

    Passo a passo de um skincare completo

    Os produtos de beleza devem ser utilizados diariamente, mas na quantidade e modelo específico para o seu tipo de pele. É recomendado lavar o rosto – com o sabonete adequado – pelo menos duas vezes ao dia. Logo após efetuar o primeiro passo do skincare, é preciso hidratar a pele, com um creme ou hidratante correto. A utilização do filtro solar também deve ser uma prática diária, até em dias nublados.

    Já a aplicação de máscaras e esfoliantes devem conter uma frequência menor, devido a força desses produtos. Ao realizar a esfoliação, você está removendo uma camada de células mortas e deixando a derme mais sensível, efetuar esse processo todos os dias pode causar ferimentos e cortes na pele. Do mesmo modo está a utilização de máscaras de beleza, uso em excesso pode afetar diretamente a barreira de proteção da pele e formar um aumento na produção de oleosidade

  3. A pele oleosa descarta o uso do hidratante. 

    Falso!

    A hidratação é essencial para todos os tipos de pele, inclusive para a pele naturalmente oleosa. A oleosidade, moderada, da nossa pele é saudável e até necessária, mas quando ela excede os níveis normais, como em peles oleosas, é necessário ter cuidados redobrados.

    Esse mito é prejudicial para uma skincare específica de pele oleosa. Neste caso, é necessário saber que existem hidratantes certos para cada tipo de pele. Por isso, a utilização de produtos mais neutros é extremamente importante para a pele oleosa, assim é possível conter a produção em massa de poros e sebos, além de deixar a aparência menos brilhante.

    Saiba tudo sobre a pele oleosa

  4.  Lave o rosto mil vezes ao dia. 

    Mais um mito clássico sobre o skincare.

    Assim como a máscara e o esfoliante, a utilização do sabonete em excesso acaba destruindo a barreira natural da pele. Lavar mais de três vezes o rosto por dia pode provocar lesões, alterar o pH e afetar o brilho da derme.

    Outro fator muito importante para manter a saúde do rosto é a qualidade do produto utilizado. Deste modo, sempre opte por sabonetes específicos para a face, seja ele líquido ou em barra.

  5. O mormaço não queima.

    Mentira!

    Porém, isso acaba se tornando algo muito comum devido a quantidade de pessoas que deixam de usar o filtro solar quando não tem sol e acabam ficando muito mais expostas aos raios UV.

    Por isso, a utilização do protetor deve ocorrer independente do clima, seja em dias de sol, seja em dias de mormaço. É recomendado também, o uso do filtro solar em ambientes fechados.

    Curiosidade: o filtro solar é um dos maiores aliados da pele, sendo um dos melhores antirrugas existentes no mercado.

  6. Dormir de maquiagem não é um problema. 

    Mito!

    Deixar de retirar a maquiagem antes de dormir é um dos piores inimigos do skincare. O uso em excesso no dia a dia também influencia nos cuidados com a pele.

    Os produtos tendem a tapar os poros, bloqueando o respiro da derme e impedindo a renovação celular. Por causa disto, a pele começa a perder o brilho, o processo de envelhecimento fica mais acelerado e o surgimento de cravos e espinhas é bem maior, assim como o aumento da oleosidade.

  7. É proibido utilizar ácido lático no verão.

    Parcialmente falso.

    Assim como o Mandélico e Glicólico, o Ácido Lático é uma substância fotoestável e pode ser utilizado em todas as estações. Todavia, no verão, deve-se ter um cuidado ainda mais redobrado. Independente da estação do ano, a recomendação é utilizar ácidos somente à noite

    Também é bom lembrar que os alfa-hidroxiácidos não podem ser aplicados no mesmo dia pela alta concentração possuída, chegando até 10%. Ou seja, a mistura pode levar o ressecamento e a irritação da pele. Qualquer mistura de ácidos, deve ser precedida pela indicação de um profissional capacitado.

O skincare correto pode ser realizado de várias formas, mas consiste em uma rotina de cuidados diários como: lavagem duas vezes ao dia (de manhã e de noite), hidratação logo após aos as limpezas (de acordo com o seu tipo de pele), utilização de filtro solar, alimentação balanceada (bebendo a quantidade de água necessária), boas noites de sono, praticar atividade física regularmente, máscaras e esfoliações semanais, entre outros. 

Deixe os mitos do skincare de lado e cuide da sua pele com Minancora!

Conhece mais algum mito sobre skincare? Comenta aqui que revelaremos ele para você.

Leave a Reply

en_USEnglish