Skip to main content

Muda a estação, também mudam os hábitos e cuidados com a pele. Durante a época mais quente do ano, o verão, estamos acostumados a praticar mais atividades ao ar livre, sair com menos roupas e frequentar praias e piscinas com maior regularidade. Por isso, a atenção e os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados.

+ Sabe como fazer um skincare? Aqui você fica sabendo de tudo sobre os cuidados com a pele


Doenças de pele mais comuns no verão

Nem tudo são flores. Junto com a chegada do verão, vem o aparecimento e agravamento de diversas doenças de pele, que por conta da maior incidência dos raios ultravioleta, contato com a areia do mar, o cloro das piscinas e até a própria produção de suor em excesso podem causar as seguintes complicações: 

  • Queimaduras solares

Um dos problemas de pele mais comuns no verão estão relacionados com a maior exposição aos raios solares, sem o devido cuidado. Quanto mais clara for a derme, maior deve ser o cuidado com ela.

  • Micose

O excesso de calor e umidade favorece a proliferação dos fungos causadores da micose. Manchas mais claras e diferentes do tom da pele são alguns dos sinais dessa doença. 

  • Acne 

As altas temperaturas aumentam bastante a produção de oleosidade na pele, tornando-a um ambiente muito favorável para o aparecimento da acne. Além do calor, a água salgada ou clorada também influencia no ressecamento da pele. 

+ Sua pele longe das espinhas com o creme antiacne da Minancora

  • Câncer de pele

Quanto maior e mais forte for a exposição ao sol, mais altas são as chances do aparecimento do câncer de pele, seja ele um melanoma (mais grave) ou um não melanoma (menos perigoso). 

  • Fotodermatoses

O contato com frutas cítricas, como o limão, figo e a mimosa pode ser muito perigoso no verão, principalmente em dias com muito sol, causando queimaduras e machucados fortes na pele, conhecidas como fotodermatose. Mas fique de olho a qualquer sinal de que a sua pele não está reagindo bem ao sol e à luz.  

  • Bicho geográfico

Os bichos geográficos são parasitas originários de fezes de animais de estimação e sendo comuns em praias mais populosas. Desta maneira, o contato com a areia suja ou poluída, sem uma proteção adequada, é prejudicial para a saúde dos pés. 

Siga a Minancora nas redes sociais


Doenças de pele mais comuns no verão

Segundo a Sociedade brasileira de dermatologia, o câncer mais comum entre os brasileiros (33%) tem nome e pode ser provocado por inúmeros fatores: ação dos raios solares, doença hereditária ou genética e sistema imunológico enfraquecido.

  1. Utilize sempre filtro solar

    Protetor solar é para todos os dias. Porém, no verão ele se torna ainda mais obrigatório.

    A água do mar ou piscinas com cloro reduzem drasticamente o efeito do protetor solar. Com isso, a recomendação muda da utilização de duas em duas horas para a cada 40/50 minutos ou logo após ter contato com a água e praticar esportes. O fator do filtro solar também precisa ser levado em consideração, especialistas e dermatologistas afirmam que o FPS mínimo é de 30 para o corpo e, dependendo do tom de pele, 50 para o rosto.

    Quem procura deixar a pele mais bronzeada sem prejudicar a saúde, ainda precisa usar o protetor solar. Mesmo com o fator reduzido, a derme continua levemente protegida conforme a incidência dos raios UV.

  2. Mantenha a pele limpa e hidratada

    As temperaturas mais quentes e uma umidade maior influenciam muito nos níveis de oleosidade da pele. Por isso, manter uma rotina de skincare é um diferencial para deixar a pele bonita e bem cuidada.

    Lavar bem o rosto com um sabonete específico e utilizar cremes hidratantes diariamente são fatores-chave para manter a pele limpa e hidratada, ainda mais no verão.
    + Conheça os melhores produtos para a sua pele


  3. Proteja bem o rosto

    Da mesma maneira que existe um sabonete próprio para o rosto, existem os filtros solares faciais. Mais fortes e com menos oleosidade, os protetores solares faciais deixam a pele mais jovem, saudável e brilhante. Além de possuírem uma proteção maior antirrugas.

    A pele do rosto é muito mais sensível e se não for protegida corretamente pode causar um envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas e rugas, queimaduras e até o desenvolvimento do câncer de pele. Afinal, a pele do nosso rosto está sempre exposta.


  4. Lembre dos outros acessórios

    Além da utilização do filtro solar, outros acessórios podem ajudar na proteção da pele, principalmente do couro cabeludo:

    – Boné;
    – Chapéu;
    – Viseira;
    – Óculos escuros;
    – Roupas de algodão;
    – Guarda Sol ou barraca.

  5. Beba bastante líquido

    Consuma água, sucos de frutas ou chás naturais. Esses são os principais líquidos que precisam ser tomados para manter a hidratação e refresco do corpo.

    A alimentação balanceada também influencia na saúde da pele no verão. Então procure ter uma rotina diária com frutas, legumes e verduras.

  6. Muito cuidado com os horários de pico

    Chapéu, ok. Protetor solar, passei! Óculos escuro, tem também. Todavia, durante os horários de pico, eles já não são suficientes. A força dos raios ultravioleta, com a destruição da camada de ozônio, ficou ainda maior, bastando uma incidência de apenas 20 minutos para causar fortes queimaduras.

    Tudo vai depender da sua localização, mas um cuidado muito mais especial é recomendado entre as 10h e as 16h.


Cuidar da sua pele, seja no verão, seja no inverno, faz parte da missão da Cream Gel há mais de um século. São vários produtos pensados para a sua saúde durante às quatro estações. 

Tratamento para espinhas? Minancora Anti-acne Cream , and Sabonete Antiacne Cream Gel

Problemas com rugas? Creme Antissinais Cream Gel.

Feridas e espinhas? Minancora Cream.

Pés cansados? Creme Alívio Para os Pés.

Deixe a sua pele ainda mais linda com os produtos Minancora!

Aproveite também para ver os nossos últimos posts:

Leave a Reply

en_USEnglish