Skip to main content

As peles negras são caracterizadas por uma maior produção de melanina, proteína responsável por determinar o tom da nossa pele, quanto maior a quantidade de proteína, mais escura a pele. Devido a essa quantidade maior de melanina, cuidados especiais com a pele negra podem ser necessários.

Neste tipo de pele, a oleosidade normalmente se concentra no rosto enquanto outras partes do corpo são mais ressecadas, além disso, há maior probabilidade de manchas decorrentes de processos inflamatórios como: acne, arranhões e picadas de insetos. Acompanhe nossas dicas e tire todas as suas dúvidas sobre cuidados com a pele negra!

Manchas

A Sociedade Brasileira de Dermatologia classifica a pele negra como “totalmente pigmentada”, ou seja, possui níveis mais altos de melanina, o que pode aumentar o aparecimento de manchas. 

Para fazer a uniformização da pele sem que haja o aparecimento de novas manchas é muito importante que se identifique a causa das manchas já existentes. Por isso, consulte um dermatologista que fará essa análise e indicará o tratamento mais adequado com ativos que tratarão a pele sem causar mais irritação.

Protetor Solar 

A ideia de que peles negras por serem mais escuras estão protegidas dos efeitos dos raios solares é um mito. A pele negra é suscetível aos raios solares, mas ao contrário das peles mais claras, ao invés de queimaduras, a pele negra sofre com manchas e doenças pigmentares como melasmas, vitiligo e hiperpigmentação pós-inflamatória. A Organização Mundial da Saúde recomenda que pessoas negras  também utilizem protetor solar, com um FPS mínimo de 30, mesmo quando não expostos ao sol diretamente.

Vitamina C 

Nós já comentamos por aqui o poder da Vitamina C, um nutriente antioxidante que ajuda no combate dos radicais livres, pode ajudar no clareamento das manchas e ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

Este tipo de pele possui maior produção de colágeno e elastina, diminuindo a tendência ao envelhecimento precoce e flacidez, mas isto não é motivo para não apostar na vitamina C como cuidado para a pele negra. Aplique a vitamina C pela manhã antes de passar protetor solar e ela servirá como uma proteção extra para prevenir manchas, rugas e linhas de expressão.

Cuidados com a oleosidade

Devido à tendência das peles negras apresentarem-se mais oleosas na região do rosto, as rotinas de limpeza devem ser redobradas, siga o passo a passo indicado para peles oleosas para prevenir o aparecimento de espinhas:

  • Lave o rosto regularmente com a ajuda de água morna e sabonete neutro ou um gel de limpeza indicado pela sua dermatologista.
  • Inclua produtos adstringentes na sua rotina de limpeza da pele.
  • Tenha lenços de removedores de oleosidade sempre à mão.
  • Hidrate a sua pele com cremes oil-free.
  • Não se esqueça de retirar a maquiagem.

Confira nosso post sobre peles oleosas para mais detalhes de como cuidar do seu rosto.

Rotina de Skincare: passo a passo

É importante ressaltar que os passos da sua rotina de cuidados diários com a pele vão variar mais de acordo com seu tipo de pele e não pela pigmentação dela, porém, dentre as peles negras os tipos mais comuns são mista e oleosa, por isso, confira uma rotina que sugerimos para esse tipo de pele:

No início do dia: 

1- Limpe a sua pele com um gel de limpeza especial para o rosto, enxaguando com água morna.

2- Aplique o seu produto antissinais ou sérum de vitamina C preferido.

3- Não se esqueça do protetor solar!

Ao fim do dia:

1- Retire a maquiagem com seu produto de escolha.

2- Uma vez por semana, você pode utilizar um esfoliante suave com ajuda de água morna.

3- Utilize o Creme Antiacne Minancora para prevenir espinhas.

4- Muita hidratação! Você pode optar por uma máscara facial ou hidratante sem óleo.

Tirou suas dúvidas sobre os cuidados com a pele negra? Para continuar recebendo novidades exclusivas sobre tudo que envolve bem-estar e cuidados pessoais, continue acompanhando a Minancora pelo nosso blog e Instagram!

2 Comentários

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese