Skip to main content

Quantos anos você tem? 20 e poucos com menos de 30? Menor de idade? Possui filhos pequenos ou conhece alguém nesta faixa etária? Então, você faz parte ou convive com alguém das gerações Y e Z e Alfa.

Estes símbolos e nomenclaturas fazem parte de classificações da sociedade baseadas em períodos da história recente e também determinados comportamentos. Mas, antes de entender o conceito destas gerações, é preciso voltar um pouco mais no tempo, até o final da Segunda Guerra Mundial.

A vida humana sempre foi marcada por tempos, gerações e épocas diferenciadas. Além disso, as pessoas em geral, seus hábitos e comportamentos sempre foram muito estudados por filósofos, sociólogos e estudiosos em geral.

Assim, percebeu-se que houve um aumento no índice de natalidade por volta do período pós-segunda guerra mundial, nos Estados Unidos. Esse grupo de pessoas recebeu o nome de geração “baby boom”, referente à explosão de nascimentos da época, que se deu por volta das décadas de 1940 e 1950 – depois receberam o nome de Baby Boomers.

Alguns anos se passaram e o pessoal da “baby boom” teve filhos. A eles foi dada a classificação de geração X, que hoje tem 40+ e 60-. Em seguida, surgiram as gerações Y e Z e Alfa. Entenda melhor as principais características de cada uma delas logo abaixo!

Geração Y

Os jovens da geração Y possuem 20 e poucos anos, mas ainda não chegaram aos 30, ou completaram 30 anos recentemente. Ou seja, o pessoal que nasceu na década de 1990 faz parte deste grupo.

De acordo com especialistas, tudo é possível para estes jovens. Eles possuem um anseio de dar sentido à vida, querem desenvolver a autorrealização e agem conforme seus próprios interesses.

Assim, a geração Y busca significado e sentido às coisas. Além disso, pesquisas mostram que os jovens desta categoria querem equilíbrio da vida pessoal e profissional, com valores éticos muito fortes e foco no aprendizado e nas relações humanas em geral.

São naturalmente vaidosos, inquietos e ansiosos, buscando incessantemente mudanças.

Conheça o creme indicado para a geração Y.

Geração Z

Após a geração Y, surgiu a turma da Z Assim, os indivíduos deste grupo são os que nasceram na primeira década do século XXI. Ou seja, quem é dos primeiros 10 anos do novo milênio. Seu principal destaque está na grande facilidade e familiaridade com os meios digitais.

Isso acontece porque eles apareceram durante a maior expansão de tecnologia da história, com o alto desenvolvimento da internet, são chamados de “nativos digitais”. Diferentemente da Y, que nasceu em uma época de transição digital, a Z já começou a vida totalmente imersa neste meio. Saber lidar com uma quantidade muito grande de informações, nem sempre corretas ou verdadeiras, num curto espaço de tempo, é o grande desafio da geração. 

A geração Z possui características de terem crescido jogando videogames, evita rótulos, possui relação mais crítica e consciente com empresas, meio ambiente e trabalho voluntário, em contrapartida não cria vínculos duradouros com pessoas e desenvolvem as relações através de redes sociais e aplicativos — mas obviamente isso não é uma regra.

Estudiosos afirmam que esta geração cresce com insegurança em relação ao futuro e ao trabalho, pois o mercado está em alta competitividade e com menos portas abertas.

Conheça o creme indicado para a geração Z.

Geração Alfa (ou alpha)

A Alfa é a nova leva dos dias atuais, muito provavelmente os filhos dos que estão nas gerações Y e Z. Estes indivíduos estão ainda mais por dentro das novidades tecnológicas e digitais, sendo muito mais independentes pois sabem que as ferramentas de pesquisa online permitem com que eles sanem suas dúvidas por conta própria.

Além disso, esse pessoal é muito curioso, ágil e com senso de empatia. Em contrapartida, possuem dificuldades de concentração pelo excesso de estímulos aos quais estão submetidos. Assim, a geração alpha tem tendência a desenvolver problemas com resiliência, esperas e lidar com frustrações, o que aumenta a ansiedade.

E você? Faz parte de qual geração? Sabia que a Minancora tem um produto específico para cada uma delas? Nós estamos há mais de 100 anos no mercado e passamos por todas as gerações — até a Lost Generation (vamos falar dela ainda).

Para continuar recebendo novidades exclusivas sobre tudo que envolve bem-estar e cuidados pessoais, continue acompanhando a Minancora pelo nosso blog e Instagram!

Um Comentário

  • Katia Pomeranzi disse:

    Sim
    E sofri queimadura da laser devido ela colocar ácido retinoico por cima
    O quepoderis usar p eliminar a vermelhidão e sair às manchas?
    Tenho 65 anos

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese