O inverno chegou e com ele as temperaturas mais baixas do ano! Nesta época do ano, na maior parte do Brasil, temos uma diminuição da umidade do ar, deixando a nossa pele mais sujeita ao ressecamento. Para você continuar com seu glow natural mantendo sua pele saudável em qualquer clima, confira aqui 5 dicas de como cuidar da sua pele durante o inverno!
1. Não abra mão do hidratante!
Como explicamos no post “Quais são os benefícios da hidratação para a sua pele?”, o hidratante certo é um dos elementos mais importantes na rotina diária de cuidados com a pele. Principalmente no inverno, quando o clima é mais seco se comparado com estações mais quentes, a nossa pele está mais sujeita ao ressecamento e aspecto avermelhado. Todos os tipos de pele devem ser hidratados diariamente.
Caso você tenha a pele mais seca, opte por cremes (existem estudos qeu pedem cuidados na utilização de ureia) que garantam uma hidratação mais intensa, já as pessoas com pele mista e oleosa devem procurar fórmulas a base de água ou textura em gel, e caso seu tipo de pele seja normal, uma boa opção são cremes enriquecidos com vitaminas A e E. Não se esqueça de passar pelo menos duas vezes ao dia em todo o corpo, caprichando na área do rosto e extremidades como mãos, pés, joelhos e cotovelos.
2. Não se esqueça do protetor solar mesmo no inverno
Mesmo em dias nublados em que o sol nem deu as caras, é essencial que o uso do protetor solar não seja interrompido. Os raios solares do tipo UVA estão presentes durante o ano todo em qualquer clima e são eles que causam o envelhecimento precoce e aumentam o risco de câncer de pele. Por isso, não deixe o protetor solar no fundo da gaveta e aplique todos os dias, de preferência logo pela manhã.
3. Não tome banhos muito quentes e demorados
A água muito quente do banho pode danificar a camada protetora da pele, por isso dê preferência a banhos mais mornos. Para não agravar o ressecamento da pele durante o banho, priorize sabonetes neutros e esponjas mais macias, que também não danificam a camada de proteção da sua pele.
Mais um motivo para evitar banhos quentes durante o inverno é que nesta estação, é que a água quente pode colaborar para o desequilíbrio da produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, que está mais acentuada durante o inverno devido ao aumento do crescimento das células, comum a essa época do ano. Isso pode ocasionar na descamação da pele, a chamada dermatite seborreica, ou caspa.
4. A alimentação também pode ajudar.
A nossa dieta também influencia nos cuidados com a nossa pele durante o inverno. Uma dieta rica em isoflavonas pode aumentar a sua produção de colágeno, deixando a pele mais hidratada e firme
Selênio e vitamina E também podem ajudar a manter a hidratação da sua pele, potencializando também os efeitos dos cremes hidratantes e protetores solares. Você pode encontrar esse nutrientes em oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas.
5. Beba água durante o dia.
É normal sentir menos sede no inverno visto que suamos menos e nosso corpo não utiliza tanta água para a regulação da nossa temperatura, como acontece no verão. O consumo de água, entretanto, continua sendo essencial para o bom funcionamento do corpo, inclusive para a saúde e aparência da pele. Você pode optar por completar seu consumo diário de água com chás mais quentinhos que te mantém aquecida e hidratada durante os dias mais frios.
Gostou das nossas dicas? Qual a sua receita para cuidar da sua pele durante o inverno?
Para estar sempre antenada nas últimas novidades sobre cuidados com a pele e o corpo, autocuidado e produtos Minancora, continue nos acompanhando pelo nosso Instagram!
Boa noite ! Adorei as dicas!
Show de bola esse Artigo, o encontrei por coincidência em
uma pesquisa pelo Google.