Skip to main content

Entenda de onde vem o famoso “chulé”

O odor nos pés não é um problema incomum, e também não é vergonha para ninguém. Assim como outros odores corporais, o famoso “chulé” tem tratamento e prevenção. O mau odor de regiões como pés e axilas podem ser advindos de doenças, disfunções hormonais ou hábitos que precisam ser mudados.

Por que os pés ficam com mau cheiro?

Assim como toda a nossa pele, os pés estão cobertos por glândulas sudoríparas. Quando eles estão abafados e cobertos por sapatos, eles suam,  o que pode causar, muitas vezes, um mau odor. O suor e a renovação celular da pele criam um ambiente propício para o crescimento de bactérias e é a partir de seus processos metabólicos que surge o cheiro ruim, popularmente chamado de “chulé”.

Utilizar meias com calçados ajuda a reduzir consideravelmente os odores nos pés que podem ser desagradáveis, ​​porque elas absorvem o suor e impedem que ele penetre no sapato. Por isso é importante sempre usar meias com sapatos fechados, as de algodão são melhores para absorver o suor. 

Se você nota que seus pés suam um pouco mais do que o natural, recomendamos que troque de meias durante o dia. Ah, e nunca reutilize a mesma meia, isso pode piorar o mau odor!

Existe uma grande probabilidade do mau odor dos seus pés vir dos seus calçados. Sapatos pouco arejados são propensos a abafar os pés e deixá-los suscetíveis a cheiros ruins. Já tênis e outros sapatos com partes de malha mantêm os pés mais frescos, já que aumentam o fluxo de ar.

Outros motivos para o mau odor dos pés

Mulheres grávidas e adolescentes costumam apresentar maior probabilidade de mau odor nos pés, isso porque as mudanças hormonais os fazem suar mais – especialmente nas axilas, mãos e pés.

Outro motivo para o mau odor na região dos pés – e das axilas também – é o estresse, que pode atingir a superfície da pele de diversas maneiras. Além disso, existem condições médicas que fazem as pessoas suarem mais do que o normal, como a hiperidrose. Nestes casos, é necessário tratamento médico e consultas dermatológicas regulares.

Como evitar o mau odor nos pés?

Usar o mesmo calçado diariamente sem nenhuma limpeza contribui para o crescimento de bactérias presentes em sua estrutura, ou seja, usar o mesmo par de sapatos todos os dias pode ser uma das razões do seu mau odor nos pés. Alterne sapatos, assim você dará tempo para o seu calçado secar. 

Sempre que possível, mantenha uma higiene básica dos seus tênis, especialmente aqueles que você mais usa. Tente fazer o rodízio de calçados e higienizá-los, lave os que podem ser lavados e garanta que eles estejam secos antes de usá-los.

Pode parecer óbvio, mas lavar os pés diariamente com atenção especial às áreas ao redor e entre os dedos pode ajudar a reduzir as bactérias. Esfregue bem os pés e entre os dedos para se livrar das peles mortas e sempre certifique-se de que seus pés estejam completamente secos antes de colocá-los nas meias. Você pode até   secar os pés com secador de cabelos para retirar qualquer tipo de umidade, principalmente entre os dedos.

Se seus tênis e outros calçados tiverem palmilhas removíveis, aproveite para higienizá-las com frequência e retirá-las do sapato para que elas sequem. 

Para garantir a hidratação e maciez dos seus pés, use o melhor produto do mercado, o Alívio para os Pés da Minancora. A fórmula deste produto possui tripla ação, combate fungos e bactérias, elimina maus odores e ainda hidrata as áreas mais ressecadas dos pés. Diga adeus ao mau cheiro dos pés, clique aqui e confira todas as qualidades do Alívio para os Pés Minancora!

2 Comentários

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese