POMADA MINANCORA®
Cloreto de benzalcônio + Óxido de zinco + Cânfora
I – IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
APRESENTAÇÃO
Pomada dermatológica com 30g, contendo 0,005 g/g de cloreto de benzalcônio, 0,200 g/g de óxido de zinco e 0,0050 g/g de cânfora.
USO DERMATOLÓGICO (EXTERNO/ TÓPICO).
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS.
COMPOSIÇÃO
Cada g de pomada contém:
Cloreto de benzalcônio……..0,005 g
Óxido de zinco…………………0,200 g
Cânfora……………………………0,005 g
Excipientes: petrolato branco, parafina, cera amarela de abelha, propilenoglicol, corante vermelho de ponceau, butil-hidroxitolueno.
II – INFORMAÇÕES AO PACIENTE
1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
A POMADA MINANCORA® é destinada para tratamento de doenças de pele tais como: espinhas, frieiras (disidroses), escaras e ainda como coadjuvante no tratamento de picadas de insetos, urticárias e pequenos ferimentos superficiais inclusive os ocasionados pelo barbear. Previne os odores desagradáveis das axilas e dos pés e o ressecamento da pele.
2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A POMADA MINANCORA® é um medicamento antisséptico, adstringente e cicatrizante que tem como finalidade a prevenção e o tratamento das doenças da pele. Antisséptico: Utilizado para inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele. Adstringente: Contrai os tecidos da pele, reduzindo as secreções e formando uma camada protetora, contribuindo para diminuição da inflamação. Cicatrizante: produto que favorece a cicatrização.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado para uso em indivíduos hipersensíveis aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento é contraindicado para uso em crianças menores de 2 anos.
4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Até o momento, não foram relatadas quaisquer interações medicamentosas com a POMADA MINANCORA®. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Somente utilizar em crianças acima de 2 anos, pois pode provocar intoxicação e convulsões. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem
orientação médica ou do cirurgião-dentista. Atenção: Contém o corante vermelho de ponceau que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.
5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
A POMADA MINANCORA® deve ser conservada em temperatura ambiente (de 15° a 30°C). Proteger da luz. Este medicamento tem prazo de validade de 24 meses a partir da data de sua fabricação. Não remova o selo de segurança presente no produto. Para abrir a embalagem da POMADA MINANCORA®, puxe a tampa. Características físicas e organolépticas: Massa untuosa, cor rósea e odor característico de cânfora. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde- o em sua embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Aplicar uma fina camada da POMADA MINANCORA®, na quantidade suficiente para cobrir a região afetada, sobre a pele limpa e seca, duas vezes ao dia (a cada 12 horas). Não utilizar a POMADA MINANCORA® em mucosas e/ou ferimentos abertos, pois poderão ocorrer irritações. Caso o produto entre em contato com os olhos, região mucosa, ferimentos abertos, retire-o imediatamente, lavando delicadamente com água e sabão em abundância, e procure orientação médica.
Duração de tratamento: A POMADA MINANCORA® é indicada para tratamento sintomático.Via de administração: A POMADA MINANCORA® é indicada para uso Dermatológico (externo/ tópico). Não há estudos dos efeitos da POMADA MINANCORA® administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a aplicação deve ser somente sobre o local afetado. A Superdosagem da POMADA MINANCORA®, por uso tópico, não é conhecida, portanto utilize a POMADA MINANCORA®, conforme indicação, ou seja, duas vezes ao dia. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça de aplicar uma dose, aplique-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser aplicadas duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, de seu médico ou cirurgião-dentista.
8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
As frequências das reações adversas estão listadas a seguir de acordo com a seguinte convenção: Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reações desconhecidas (não podem ser estimadas a partir dos dados disponíveis). A ocorrência de reação adversa com o uso do produto é muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). Todas as reações adversas ocorrem na pele e caracterizam-se por dermatite de contato, sendo estas: ardência, hiperemia (vermelhidão), prurido (coceira), formação de pápulas (elevação da pele) e vesículas (pequenas bolhas) e exsudato (secreção), podendo evoluir para descamação e crostas. Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa. Informe também à empresa através do seu Serviço Atendimento ao Consumidor (SAC).
9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
O quadro clínico por ingestão acidental ou superdosagem, ainda não é conhecido. Na eventualidade, adotar as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800-7226001, se você precisar de mais orientações.
III – DIZERES LEGAIS
Reg. M.S. 1.0690.0003.002-6 – Reg. e Produzido por: Minancora & Cia Ltda.
CNPJ 84.683.382/0003-57 – Ind. Brasileira. R. Dona Francisca, 14.795 Joinville/SC.
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 0800 0 467676.
Responsável Técnico: Ana Maria Gibertoni – CRF/SC 23.066.
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientação de um profissional de saúde.